Era uma vez uma jovem chamada Maria que morava na cidade de Nazaré e que gostava muito de ajudar as pessoas.

A sua maior qualidade era ser humilde de coração.  Foi por isso que  Deus a escolheu para ser a mãe de seu filho Jesus.

Então Deus enviou um anjo até a casa de Maria, e o anjo disse:
– Maria, não tenhas medo! O Senhor é contigo! Trago boas novas. Deus está feliz contigo, então foste a escolhida para dar à luz ao seu filho e darás para ele o nome de Jesus.

Maria ficou muito feliz e agradeceu a Deus.
– Obrigada, Senhor! Porque me escolheste para ser a mãe do teu filho muito amado.

Um dia, o imperador decretou que todas as pessoas deveriam ir para suas cidades de origem para serem registradas. Então, José e Maria tiveram que fazer uma longa viagem de Nazaré até Belém. Maria estava esperando o bebê, e a jornada foi difícil, mas eles confiaram em Deus para ajudá-los.

Quando chegaram a Belém a cidade estava lotada, muitas pessoas de todas as partes estavam ali para serem registradas, por isso José não encontrou nenhuma hospedagem na cidade, todas estavam super lotadas.

José falou com um dos donos de uma pousada.
– Amigo, a minha esposa está prestes a dar a luz será que não tem um lugarzinho onde  possamos ao menos passar esta noite?
– Só temos o estábulo, onde ficam os animaizinhos se você quiser podem passar a noite lá.

E lá foram José e Maria para o estábulo. Era um lugar simples e humilde e ali mesmo Maria deu à luz ao menino Jesus, e envolveu-o num lençol e deitou-o numa manjedoura cheia de palha fofinha.

No campo, estavam os pastores, cuidando das suas ovelhas, quando um anjo apareceu e deu-lhes a notícia do nascimento do menino Jesus.
– Jesus, nasceu lá em Belém num estábulo sigam a estrela e vocês o encontrarão.

De repente apareceram muitos anjos cantando:
– Glória a Deus nas alturas e paz na Terra entre os homens de boa vontade.

Os pastores foram imediatamente a Belém ao encontro de Jesus e ficaram felizes ao vê-lo.

Também os três Reis Magos que viviam no oriente avistaram a estrela  e seguiram-na até junto do menino Jesus, Maria e José.

Os Reis Magos levaram consigo para presentear o Menino Jesus ouro, incenso e mira.

E assim, naquela noite mágica em Belém, nasceu Jesus, o presente de Deus para o mundo. Ele veio para nos ensinar sobre o amor, a bondade e a esperança. E, desde então, celebramos o Natal para lembrar desse presente especial que Deus nos deu.

O objetivo de apresentar a história de Jesus às crianças é que elas entendam que a figura do Papai Noel é uma tradição cultural, muito divertida e alegre, mas o Natal não é apenas isso.

A figura do Papai Noel tem suas raízes em várias tradições e lendas, e sua evolução ao longo do tempo envolve contribuições de diferentes culturas. O Papai Noel moderno é uma combinação de várias influências históricas e culturais. Aqui está uma breve explicação:

  • São Nicolau: A origem mais direta do Papai Noel pode ser rastreada até São Nicolau, um bispo cristão do século IV que viveu na região que hoje é a Turquia. São Nicolau era conhecido por sua generosidade e amor pelas crianças. A tradição de dar presentes no Natal em algumas culturas é inspirada nesse santo.
  • Holanda e São Nicolau: A colonização holandesa nos Estados Unidos trouxe consigo a tradição de celebrar o Dia de São Nicolau em dezembro. Nessa tradição, as crianças colocavam sapatos fora de suas portas, e São Nicolau as presenteava com doces e pequenos presentes.
  • Sinterklaas: A palavra “Santa Claus” (Papai Noel em inglês) evoluiu a partir da pronúncia americana do termo holandês “Sinterklaas”, uma versão abreviada de “Sint Nikolaas” (São Nicolau). A figura do Sinterklaas é um homem idoso, vestido de vermelho e branco, com barba, muito parecido com a imagem moderna do Papai Noel.
  • Coca-Cola e a imagem moderna: A imagem do Papai Noel que muitas pessoas reconhecem hoje, com roupas vermelhas e brancas, foi popularizada em grande parte pela campanha publicitária da Coca-Cola na década de 1930. O artista Haddon Sundblom criou ilustrações do Papai Noel para a Coca-Cola, solidificando a imagem do bom velhinho em sua roupa vermelha e branca.

Para as crianças é importante celebrar o Natal em suas duas visões: Reconhecer o nascimento de Jesus, mas também se divertirem ganhando presentes e decorando as árvores de Natal. Que nossas crianças sejam felizes! Esse é o nosso desejo de Natal.

Gostaria de ler essa história em um e-book colorido e divertido, e claro, gratuito?
Baixe agora!

Até mais,

Equipe Psico Atividades

1 comentário em “➤ O nascimento de Jesus – história infantil ”

  1. Pingback: ➤ Molde de presépio natalino para colorir e personalizar - Psico Atividades

Comentários encerrados.