➤ RIMAS E SUA IMPORTÂNCIA NO PROCESSO DE ALFABETIZAÇÃO

O estudo da consciência fonológica com tarefas de rima tem sido importante para a investigação do desenvolvimento de habilidades de leitura. Para García, a importância de habilidades prévias à leitura, como a análise dos sons da fala e a síntese dos segmentos fonéticos em palavras verdadeiras, bem como a detecção de rimas e aliterações, está […]

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➤ O QUE É A PSICOPEDAGOGIA?

Segundo Silvana Martines e Silvia Felizardo, a Psicopedagogia é uma área interdisciplinar que combina conhecimentos da Psicologia e da Pedagogia para ajudar indivíduos com dificuldades de aprendizagem. Essa disciplina busca compreender como o processo de aprendizagem ocorre em cada indivíduo e quais os fatores que podem influenciar nesse processo. O objetivo da Psicopedagogia é identificar

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➤ ALFABETIZAÇÃO – LEITURA DE PALAVRAS

No processo de alfabetização, trabalhar a leitura de palavras simples ou compostas é o primeiro passo antes de seguir para frases e textos. Pensando nisso, desenvolvemos uma atividade pronta para baixar e imprimir, que possibilita ao educador, além da leitura, desenvolver outras habilidades como escrita, compreensão leitora, vocabulário, coordenação visuomotora e outras. -> Ei, no final

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➤ POR QUE INCENTIVAR A LEITURA NA EDUCAÇÃO BÁSICA?

A leitura na educação básica é crucial para que os estudantes desenvolvam habilidades de comunicação oral e escrita, essenciais para garantir relações sociais produtivas, intensificar a capacidade de expressão e possibilitar uma melhor convivência em sociedade. Também é por meio da leitura que os estudantes desenvolvem habilidades que serão essenciais em todas as disciplinas e

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➤ CONSCIÊNCIA FONOLÓGICA E AS RIMAS

Qual sua importância para a alfabetização? Material gratuito para download no fim da página. A rima tem sido assunto para vários estudos na investigação das habilidades de leitura e seu desempenho nas habilidades de consciência fonológica. Para Capovilla e Capovilla, existiriam três tipos de processamento fonológico relacionados às habilidades de leitura e escrita: acesso ao

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