A leitura na educação básica é crucial para que os estudantes desenvolvam habilidades de comunicação oral e escrita, essenciais para garantir relações sociais produtivas, intensificar a capacidade de expressão e possibilitar uma melhor convivência em sociedade.
Também é por meio da leitura que os estudantes desenvolvem habilidades que serão essenciais em todas as disciplinas e para a vida, como criatividade, memória, senso crítico e atenção. Graças à combinação de todas essas características, as crianças e os adolescentes desenvolvem a autoconfiança e se engajam nas atividades propostas no espaço escolar. O hábito de leitura também reforça positivamente a sensação de pertencimento.
-> Ei, no final da página tem um arquivo gratuito para baixar!
Professor, o que não pode faltar no projeto de incentivo à leitura da sua turma?
Sugerimos aqui três etapas que podem nortear o seu planejamento:
O livro será o ponto de partida para inúmeras propostas de trabalho. É interessante buscar soluções criativas que também envolvam recursos digitais, como jogos educativos.
Nossa dica é investir em ferramentas que incentivem as crianças a refletirem sobre o livro que consumiram, a criarem senso crítico e saberem se posicionar quanto suas opiniões sobre o livro.
Para isso, uma boa ferramenta é a ficha de leitura. Nela, o estudante poderá preencher com base no livro as informações, como o nome do autor, o ilustrador, a editora, qual sua parte favorita e, ainda, qual nota ele dá para o livro.
Baixe gratuitamente o PDF da ficha de leitura clicando no botão abaixo: