Qual sua importância para a alfabetização?
Material gratuito para download no fim da página.
A rima tem sido assunto para vários estudos na investigação das habilidades de leitura e seu desempenho nas habilidades de consciência fonológica.
Para Capovilla e Capovilla, existiriam três tipos de processamento fonológico relacionados às habilidades de leitura e escrita: acesso ao léxico mental, memória de trabalho fonológica e consciência fonológica (CF). Este último, a CF, é uma habilidade metalinguística complexa, que diz respeito à capacidade de refletir sobre a estrutura fonológica da linguagem oral, abrangendo a consciência de que a fala pode ser segmentada e como manipular tais segmentos.
Para García, a importância de habilidades prévias à leitura, como a análise dos sons da fala e a síntese dos segmentos fonéticos em palavras verdadeiras, bem como a detecção de rimas e aliterações, está sendo estudada nos últimos tempos pela capacidade de predizer as dificuldades de aprendizagem da linguagem. Ainda segundo o referido autor, as dificuldades de aprendizagem relacionadas ao componente fonológico da linguagem afetam cerca de 4% das crianças. Essa porcentagem revela a necessidade de estudos sobre os componentes do processamento fonológico que tenham impacto sobre o desenvolvimento de dificuldades de aprendizagem.
Assim, muitas das dificuldades de leitura ocorrem devido essa falha na decodificação ou processamento das palavras. Isso mostra o quanto é importante desenvolver ferramentas que trabalhem os conceitos metalinguísticos.
Alguns benefícios são:
- As rimas ajudam a entender como os sons separados ou reunidos para formar ou decompor palavras;
- Aumento na percepção sonora;
- Estimula áreas diferentes do cérebro;
- Melhoram a dicção e a pronúncia de palavras.
Agora que você já conhece um pouco sobre as rimas, vou deixar logo abaixo um presente que desenvolvi! Um combinado de atividades gratuitas prontas para baixar e imprimir.